Notícias

Open Banking: inovação chega para movimentar o sistema financeiro do país

access_time 11 de Fevereiro de 2021 • 09:10

Depois do Pix é a vez do Open Banking trazer mais opções de produtos e serviços financeiros, com menos custos, além de mais transparência, aos consumidores que terão mais autonomia sobre sua vida financeira.

 

Open Banking significa “banco aberto” ou ainda “sistema bancário aberto” e tem como fundamento a ideia de oferecer mais opções ao cliente lhe conferindo autonomia para levar suas informações financeiras para onde quiser. 

 

Em resumo, é um conjunto de regras e tecnologias que vai permitir o compartilhamento de dados e serviços de clientes entre instituições financeiras por meio da integração de seus respectivos sistemas.

 

 O princípio fundamental é o consentimento do usuário, ou seja, as empresas deverão, obrigatoriamente, compartilhar informações de um cliente (seja pessoa física ou jurídica), se ele solicitar e autorizar a transmissão dos dados para outra instituição.

 

 Os clientes poderão pedir para suas instituições financeiras compartilharem seus dados, se assim desejarem, por meio dos aplicativos já existentes das respectivas instituições.

 

Tecnologia a serviço do cliente de instituições financeiras

A aposta é que surjam novos produtos e serviços a partir do desenvolvimento do Open Banking e apenas instituições financeiras que funcionam sob algum tipo de regulação oficial do BC poderão participar.

 

Outras instituições podem aderir ao Open Banking, como Pic Pay, Mercado Pago, Nubank, etc.  Especialistas afirmam que a tendência é que grande parte das instituições reguladas participem.

 Para o consumidor, a maior vantagem é a facilidade na hora de abrir contas e adquirir produtos e serviços em diferentes instituições ao mesmo tempo.

 Com o Open Banking, as instituição deverão se esforçar para oferecer a melhor experiência em serviços financeiros a fim de conquistar os clientes.

 Outros países já usam essa tecnologia como o Reino Unido e Austrália.

 

Fonte: InfoMoney




Cookies:Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade. Entendi e Fechar Politica de privacidade