Notícias

Simples: Empresas inadimplentes não serão excluídas em 2020

access_time 30 de Julho de 2020 • 12:47

As micro e pequenas empresas inadimplentes com o Simples Nacional não serão excluídas do regime especial em 2020.

 O Fisco atendeu ao pedido do Sebrae para suspender o processo de notificação e de expulsão do regime como forma de ajudar os pequenos negócios afetados pela pandemia.

Para se ter uma ideia da dificuldade de manter um pequeno negócio no Brasil, somente em 2019, mais de 730 mil empresas foram notificadas por débitos tributários, e desse número, mais de 224 mil pagaram os débitos no Simples e 506 mil empresas foram excluídas do regime.

O Simples Nacional unifica a cobrança de tributos federais, estaduais e municipais num único boleto, e é uma ação importante para impulsionar a recuperação dos negócios de menor porte, que tiveram prejuízos com a paralisação das atividades.

O Sebrae e a Fundação Getulio Vargas (FGV) fizeram um levantamento e concluíram que os pequenos negócios começam a dar sinal de recuperação da crise provocada pela pandemia de novo coronavírus.

A perda média do faturamento dos pequenos negócios chegou a 70% na primeira semana de abril. Na pesquisa realizada entre 25 e 30 de junho o percentual ficou em 51%, de um total de 6.470 proprietários de negócios entrevistados por todo o país.

E nós continuamos torcendo para que tudo volte ao normal e nossa economia retome os eixos.




chat